domingo, 7 de dezembro de 2014

Mateus DOC VIII - Infinito

O docente da Faculdade de Filosofia de Braga, Álvaro Balsas, SJ, proferiu uma comunicação com o título “O Infinito e a Busca de Fundamentos do Finito”, no encontro Mateus DOC VIII, este ano subordinado ao tema geral “Infinito”, que ocorreu de 28 a 30 de Novembro de 2014 na Casa de Mateus, Vila Real. A comunicação abordou alguns aspectos do infinito em matemática, física, metafísica e teologia, tendo outros intervenientes no encontro tratado o tema do infinito a partir das suas respectivas áreas de investigação: física, química, biologia, engenharia, arquitectura, direito, ciência política, artes performativas, literatura, história, filosofia e teologia

Os encontros Mateus DOC são promovidos pelo Instituto Internacional Casa de Mateus (IICM), criado pelo Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas, CRUP, e pela Casa de Mateus, Vila Real. O Mateus DOC é um programa de seminário dirigido a investigadores, doutorandos e pós-docs, de todas as áreas científicas, expressamente convidados, de universidades portuguesas e do norte da Galiza.

O objectivo principal do programa consiste em estimular o diálogo interdisciplinar entre jovens investigadores de diferentes áreas, confrontando-os com temas de actualidade e interesse geral. Pretende-se, desta forma, habituar os participantes a encarar os seus temas de reflexão e investigação numa perspectiva alargada que inclua sistematicamente pontos de vista exteriores à área científica respectiva. Esta abordagem não só enriquece o trabalho científico através do estabelecimento de novas associações de método ou de conteúdo, como também abre novos horizontes culturais, ajudando a melhor posicionar, cultural e socialmente, o percurso pessoal de cada um. Por isso, a metodologia destes seminários integra comunicações seguidas de debates entre todos os participantes, numa atmosfera informal, que permite aos investigadores defender, re-equacionar e amadurecer as suas teses como forma de preparação para a redação final dos artigos, que integrarão uma publicação posterior, a qual poderá também ser consultada no site do IICM: www.iicm.pt .

Durante o seminário estiveram presentes os reitores da UM, da UBI e da UTAD. Álvaro Balsas foi convidado pelo Prof. António M. Cunha, presidente do Comité de Direcção do IICM e do CRUP, a participar nas próximas sessões do Mateus DOC.

Sem comentários:

Enviar um comentário