segunda-feira, 5 de outubro de 2015

P. José Manuel Lopes, Docente da FFCS, participou no Programa "Passagem - Pasaxe. O ensino jesuíta e a revista Brotéria entre Portugal e Galiza"

     
     No passado dia 25 de agosto, a Câmara Municipal de Caminha apresentou o programa Passagem – Pasaxe. O ensino jesuíta e a revista Brotéria entre Portugal e Galiza. Deste programa constaram um conjunto de comunicações, a visualização do filme de Manoel de Oliveira Visita ou Memórias e Confissões de 1982 e a Exposição Memórias do Colégio de La Guardia, 1916-1932.
    Diz Rodrigo Pita de Meireles: «Com o início da 1ª Grande Guerra, em 1914, o INA muda-se para a Galiza, aproximando-se de Portugal, inicialmente para Pontevedra (Grande Hotel de los Placeres - Marim), e em 1916 para La Guardia, com instalações mais amplas e melhores, adquiridas aos jesuítas espanhóis do Colégio do Apóstolo Santiago, que entretanto se mudam para Vigo, onde fundaram um colégio mais central. O colégio, junto ao embarcadouro de Pasaxe, em La Guardia, fora fundado pelo Pe. Tomás Gomes Carral em 1875...»
     A exposição Memórias do Colégio de La Guardia, 1916-1932cuja montagem esteve a cargo da Biblioteca Municipal de Caminha, contou com espólio da Biblioteca do Colégio das Caldinhas e do Museu Padre José Carvalhaes e de documentos de coleções particulares de José João Rio Tinto Azevedo (antigo aluno do Colégio de S. João de Brito) e de Teresa Campos Pimenta. Teve como Comissário o Dr. Rodrigo Pita de Meireles (antigo aluno do INA).
     Do programa constaram, também, as seguintes comunicações:
  • Caminha e o Colégio Jesuíta da Pasaxe e a Revista Brotéria, por Paulo Torres, Historiador, Caminha;
  • As coleções científicas dos jesuítas exilados, por Francisco Malta Romeiras, Investigador do Centro Interuniversitário de História das Ciências e da Tecnologia da Universidade de Lisboa;
  • A Guarda, os guardenses e o Colégio Jesuíta da Pasaxe, por José António Uris, Historiador, A Guarda;
  • A Educação dos Jesuítas Hoje por José Manuel Martins Lopes, S.J., Diretor Geral do Colégio das Caldinhas e Docente da Licenciatura em Filosofia da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais da UCP.
     O encerramento das comunicações coube ao Presidente da Câmara Municipal de Caminha, Dr. Miguel Alves, que enalteceu a qualidade do programa e classificou as comunicações como «um momento extremamente enriquecedor [...] e o apelo à história comum A Guarda [...] que marca o que pretendemos para o concelho de Caminha [...] um concelho mais forte, mais inteligente, mais vivido [...] E é um orgulho receber o filme de Manoel de Oliveira para a sua 4ª. apresentação pública [...]» 
(Cfr: http://bibliotecadoina.blogspot.pt/2015/08/passagem-pasaxe.html)

Sem comentários:

Enviar um comentário