sexta-feira, 9 de outubro de 2015

Prof. Silveira de Brito, Docente da FFCS, colabora na obra dedicada a Onésimo Teotónio de Almeida

Doutor José H. Silveira de Brito
 Professor de Ética da FFCS
O Professor Onésimo Teotónio de Almeida, catedrático da Universidade de Brown, embora mais conhecido em Portugal pela sua obra literária – crónicas, contos, teatro, ensaios sobre literatura – é talvez antes de tudo um filósofo com vasta obra em inglês e português. Nos últimos anos publicou em Portugal alguns livros importantes como De Marx a Darwin - A desconfiança das ideologias. (Lisboa: Gradiva, 2009) e Utopias em Dói Menor - conversas transatlânticas com Onésimo. Conduzidas por João Maurício Brás (Lisboa: Gradiva, 2012). Embora não exclusivamente reunindo textos de Filosofia, também saíram os livros O peso do hífen. Ensaios sobre a experiência luso-americana (Lisboa: Imprensa de Ciências Sociais, 2010) e Minima Azorica. O meu mundo é deste Reino (Lisboa: Companhia das Ilhas, 2014) que abrem com ensaios filosóficos de grande valia sobre a problemática da identidade. Em Portugal, o mais reputado conhecedor da obra filosófica do autor é o Professor João Maurício Brás que este ano lhe consagrou o livro Identidade, Valores, Modernidade. O Pensamento de Onésimo Teotónio Almeida (Lisboa: Gradiva, 2015). Nas Correntes de Escrita deste ano foi lançado o livro de homenagem Onésimo, Único e Multímodo (Opera Omnia, 2015), organizado por João Maurício Brás, no qual se reúnem textos de natureza muito diferente, que vão de ensaios sobre a sua obra literária, a testemunhos de ex-alunos, colegas e amigos, a ensaios sobre o seu pensamento filosófico. É nesta categoria que José Henrique Silveira de Brito (Professor de Ética na Filosofia da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais da UCP) colaborou com o ensaio «A Ética na Obra de Onésimo Teotónio de Almeida».
Este ensaio visa apresentar a Ética no pensamento de Onésimo Teotónio de Almeida. Mostra como para o pensador, a ética é intrínseca ao ser humano e que biologia e cultura são, em conjunto, indispensáveis para explicar e compreender a vivência da dimensão ética. Expõe o que o filósofo entende por pluralismo ético e trata da distinção que faz entre pluralismo ético e relativismo cultural, e como este não implica aquele. Explica a ideia do autor segundo a qual os valores são não-racionais, o que não significa que sejam irracionais, e as consequências de tal modo de pensar. Por último apresenta a conclusão do Filósofo segundo a qual é impossível fundamentar a Ética. O artigo termina com algumas considerações críticas que pretendem sintetizar observações que acompanham a exposição.
-------------------------------------------------
Braga, 08 out. 2015
José Henrique Silveira de Brito
-------------------------------------------------

Sem comentários:

Enviar um comentário