sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

O desejo, esse desconhecido...

Artigo publicado pelo docente José Manuel Martins Lopes sobre a natureza do desejo na sua raiz antropológica e finalidades soteriológicas – “O desejo, esse desconhecido…”, in GONÇALVES Miguel; Carlos Bizarro MORAIS; José Manuel Martins LOPES (Orgs.), Sexualidade e educação para a felicidade, Colecção “Estudos Sociais”, Publicações da Faculdade de Filosofia - Universidade Católica Portuguesa, Braga, 2010, pp. 171-195.

Resumo

O desejo acompanha-nos, faz-nos felizes, mas também nos faz sofrer, liberta-nos, mas também nos oprime, pacifica-nos, mas também nos desestabiliza, sacia-nos, mas também nos torna famintos...
Que é o desejo? Como devemos lidar com ele? O desejo pode ajudar o homem a crescer como pessoa?
Este trabalho tenta responder a estas perguntas. Dividimo-lo em duas partes: a primeira procura encontrar uma possível identidade do desejo; a segunda, mais teológica, faz um estudo do desejo na Bíblia.
O problema do desejo estará sempre ligado a uma perspectiva antropológica. A ideia de homem condicionará, necessariamente, a perspectiva do olhar que cada um terá sobre o desejo.
O desejo poderá ser mais um motivo educativo para a redenção do homem ou, numa visão pessimista, um motivo para a sua perdição. Defendemos neste estudo que o desejo pode e deve ser um caminho para a salvação do homem, salvação esta que, para nós, passa, necessariamente, por um Deus Criador e Redentor.

Palavras-chave: Desejo, liberdade, educação do desejo, educação para a liberdade.

Outras publicações recentes do corpo docente.

Sem comentários:

Enviar um comentário