sexta-feira, 13 de novembro de 2015

Dia Mundial da Filosofia 2015 na Católica-Braga

A Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Católica associa-se, mais uma vez, às comemorações do Dia Mundial da Filosofia, que decorre a 19 de novembro (quinta-feira), promovendo um programa de atividades. Este ano a organização está a cargo do Dr. Artur Ilharco Galvão e dos alunos do curso de Filosofia, em colaboração com as escolas secundárias Sá de Miranda, Carlos Amarante, Maximinos, Pe. Benjamim Salgado (Joane) e Instituto Nun’Alvres (INA, Caldas da Saúde). 

Em 2002, a UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) instituiu o Dia Mundial da Filosofia, que se comemora, anualmente, na terceira quinta-feira do mês de novembro, com o intuito de «encorajar as pessoas do mundo a partilharem as suas heranças filosóficas e abrirem as suas mentes a novas ideias». 

Com esta iniciativa, a Faculdade visa enfatizar a importância da reflexão filosófica, incrementar o interesse no estudo da Filosofia e contribuir para o estreitar de laços com a sociedade civil. Consequentemente, a Faculdade tem dado seguimento a várias iniciativas ligadas à temática da Filosofia, tais como a criação de um programa de apoios financeiros aos candidatos do curso de Licenciatura em Filosofia, traduzido numa redução do valor das propinas na ordem dos 75% durante os três anos do curso, e a parceria designada «Filosofia e Arquitetura», estabelecida entre a Faculdade e a empresa Central Arquitetos. 

Programa

09.00h – Receção das Escolas.

09.30h – Abertura do Dia Mundial da Filosofia – Prof. Doutor Miguel Gonçalves (Diretor da FFCS)

09.45h – A Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais: missão, história e ofertas formativas – António Lourenço (aluno primeiro ano)

10.00h – Palestra: “Lemingues e Potlatch” – Prof. Doutor Miguel Dias Costa

10.45h – A Filosofia Hoje: Testemunhos: Doutor Zeferino Ribeiro (Médico Psiquiatra) | Stanislav Nosov (aluno finalista) | Carla Eva (aluna primeiro ano)

11.20h – Agradecimento – Prof. Doutor Carlos Morais (Coordenador do Curso de Filosofia)

11.25h – Lanche 

11.40h – Visita às Instalações da FFCS – Guiada por alunos do Curso de Filosofia

12.30 – Convívio no Bar da Faculdade e Despedida

Apresentador: Luís Palha (aluno finalista)

Registos audiovisuais do evento:
- Notícia na TV PortoCanal
- Documentário completo
- Documentário resumido 


Sem comentários:

Enviar um comentário