sábado, 18 de novembro de 2017

Dia Mundial da Filosofia 2017 na FFCS dedicado ao tema: "Filosofia e Transformação do Ser Humano e da Sociedade"


> Jornada Comemorativa:
A Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais (FFCS) integrou-se na Comemoração Internacional do Dia Mundial da Filosofia 2017, celebrado no passado dia 16 de novembro. Para tal, organizou a Jornada dedicada ao tema: "Filosofia e Transformação do Ser Humano e da Sociedade", realizada na Aula Magna desta Faculdade. 
Esta Jornada Filosófica foi organizada em parceria com a Associação Portuguesa de Ética e Filosofia Prática (APEFP) e em colaboração com diversas Escolas e Colégios do Ensino Secundário da Região.

> Notícia de Apresentação:
À semelhança do que tem acontecido nos anos anteriores, a Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais (FFCS) associa-se mais uma vez à celebração do Dia Mundial da Filosofia, patrocinado pela Unesco, promovendo uma Jornada de reflexão temática e de sensibilização dos jovens para o estudo da Filosofia.
Esta Jornada realizar-se-á no próximo dia 16 de novembro, na Aula Magna da FFCS, com início às 9H00 e finalização por volta das 12H30.
A temática geral desta Jornada, alinhada com a proposta da Unesco, versará a função da Filosofia como tarefa de transformação do ser humano e da sociedade. Será desdobrada mediante quatro palestras intituladas "Filosofia e Redes Sociais" (Eugénio Oliveira), “Filosofia e Gestão” (Carlos Louro), “Filosofia e Direitos Humanos" (Nuno Fadigas), "Maldito Quadrilátero: O Caso do Achismo" (Artur Galvão). Após cada palestra haverá um período de diálogo com a assistência.
O Programa das Jornadas inclui ainda a apresentação dos Prémios Nacionais de Ensaio Filosófico em Ética e  Filosofia e no Conto Filosófico para Crianças. Finalmente haverá lugar para a apresentação de um diaporama sobre as edições anteriores do Dia Mundial da Filosofia na FFCS.
A Jornada pretende também dar continuidade à “política” da valorização dos antigos alunos da Faculdade, graduados e pós-graduados em Filosofia, chamando-os a colaborar ativamente, dando-lhes a vez e a voz. Nesta linha, a organização da Jornada tem como parceiro institucional a Associação Portuguesa de Ética e Filosofia Prática, uma dinâmica associação dirigida por antigos alunos da FFCS. São também antigos alunos os oradores das palestras que compõem o Programa da Jornada.
Mas o objetivo estratégico da Jornada centra-se na promoção da Filosofia junto dos jovens que estão a finalizar os estudos secundários, de modo a despertar neles o interesse, a curiosidade e a motivação para o prosseguimento de estudos nesta área do conhecimento. Por isso, estas Jornadas contarão com a presença de um significativo número de Escolas e Colégios da região, que trarão à Aula Magna da FFCS as suas turmas do ensino secundário.
A FFCS tem feito um esforço notável para que todos os candidatos que manifestam aptidão para o estudo da Filosofia, se possam candidatar e realizar os seus estudos, sem o acréscimo de custos que as propinas sempre acarretam; para tal, a Faculdade oferece aos alunos de Filosofia bolsas de estudo que tornam a propina de valor equivalente ao que é praticado pelas Universidades do Estado. Deste modo, a FFCS pretende continuar a dar o seu contributo para manter presente a Filosofia na sociedade e na cultura portuguesas. Há mais de 70 anos que esta Faculdade forma, a partir de Braga, sucessivas gerações de filósofos que muito têm enriquecido todos os sectores da Sociedade em que eles se inserem. Uma verdadeira responsabilidade intelectual de que os atuais responsáveis se orgulham, assumem e querem transmitir aos vindouros. (Carlos B. Morais)

> Programa da Jornada:
09H30 – Receção e boas-vindas aos Alunos e Docentes das Escolas Participantes
               - José Rui da Costa Pinto – Coordenador do Curso de Filosofia da FFCS
               - Eugénio Oliveira – Presidente da APEFP
09H45 – 1ª Palestra: Eugénio Oliveira: "Filosofia e Redes Sociais"
10H15 – 2ª Palestra: Carlos Louro: “Filosofia e Gestão”
10H45 – Coffee break / Convívio
11H00 – 3ª Palestra: Nuno Fadigas: “Filosofia e Direitos Humanos"
11H30 – 4ª Palestra: Artur Galvão: "Maldito Quadrilátero: O Caso do Achismo"
12H00 – Eugénio Oliveira: Apresentação dos Prémios Nacionais de Filosofia:
            - Prémio Nacional do Ensaio em Ética e Filosofia
            - Prémio Nacional do Conto Filosófico para Crianças
12H15 – Carlos Morais: Apresentação de videograma sobre A Filosofia na FFCS
12H25 – Agradecimentos e despedida: Miguel Gonçalves – Diretor da FFCS

> Escolas e respetivos Docentes presentes nos trabalhos da Jornada:
. Alfacoop / Externato D. Henrique: Profªs. Isabel C Araújo e Maria La Salete Pereira
. Colégio D. Diogo de Sousa: Profª. Margarida Dias e Profº. Manuel Rocha Pereira
. Colégio João Paulo II: Profª Joana Faria e Profº Pedro Louçano
. Escola Secundária de Alberto Sampaio: Profª Deolinda Ferreira e Profº José M Santos
. Escola Secundária de Maximinos: Profª Maria Adelaide S Oliveira
. Instituto Nun'Álvres / Colégio das Caldinhas: Profª. Raquel Sameiro Lima Costa e Profº. José Carlos Escaleiro Eira

> Documentário e imagens da Jornada (para breve: em produção pela"Oficina" - Escola Profissional do Instituto Nun'Álvres) 
Alfacoop / Externato Infante D. Henrique
Colégio D. Diogo de Sousa
Colégio João Paulo II
 Escola Secundária de Alberto Sampaio
Escola Secundária de Maximinos
Instituto Nun'Álvres / Colégio das Caldinhas
O Professor J. Rui Costa Pinto com a Antiga Aluna Drª Adelaide Oliveira
Professor José Rui Costa Pinto, Coordenador do Curso de Filosofia
Dr. Eugénio Oliveira, Presidente da APEFP
Professor Miguel Gonçalves, Diretor da FFCS
Professor Artur Galvão
Dr. Carlos Louro
Dr. Nuno Fadigas
Professor Carlos Morais, Coordenador da Jornada DMF 2017
Estudantes, apresentadores e animadores da Jornada DMF 2017 

Sem comentários:

Enviar um comentário