segunda-feira, 23 de novembro de 2020

Pós-graduação "Biblioteca de Clássicos da Filosofia" dirigida à DST-GROUP

Enquadramento / Descritivo 

Teve início no dia 23 de setembro a Pós-Graduação em Filosofia, designada “Biblioteca de Clássicos da Filosofia”, dirigida aos quadros profissionais da DST-GROUP, inserindo-se no âmbito de um protocolo celebrado entre esta Empresa e o Centro Regional de Braga da UCP (Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais). Esta nova iniciativa formativa vem fortalecer a parceria já existente entre as duas Instituições, mas desta vez orientada exclusivamente para a formação filosófica.

Notícia da formação no Jornal EXPRESSO

Esta Pós-Graduação procura responder às missões respetivas das duas Instituições. Por um lado, a DST-GROUP considera que os desafios do mundo empresarial em que está inserida e, especialmente, dos seus quadros profissionais exigem cada vez mais a aquisição e o desenvolvimento de uma visão alargada, fundamentada e crítica da cultura ambiente, dos valores, das tendências e orientações que afetam as organizações, as comunidades e os indivíduos que constituem o seu mundo de inter-relações. A DST-GROUP está persuadida de que o contacto prolongado dos seus quadros profissionais com os grandes nomes e obras da História da Filosofia – um domínio praticamente ausente do histórico da sua formação escolar, intelectual e profissional  – lhes permitirá construir um entendimento mais aprofundado do mundo e da sociedade atuais e, assim, alcançar melhores soluções e respostas para os seus objetivos empresariais, objetivos esses que a DST-GROUP não separa do seu sentido de responsabilidade ética, social, ambiental, estética e planetária, desejando contribuir para a construção de um mundo mais sustentável, habitável e feliz. Ora, tendo em conta as necessidades elencadas, a DST-GROUP e a Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais uniram esforços para propiciar uma formação de qualidade.

À UCP, com a competência que lhe é reconhecida nesta área através dos seus cursos de Licenciatura, Mestrado e Doutoramento em Filosofia, cabe a coordenação científica e pedagógica desta oferta formativa. Esta aposta enquadra-se na visão estratégica da instituição de “ser uma universidade que lidera na produção global de ciência para o bem comum e na educação de hoje para os desafios de amanhã”, assim como na sua missão de “servir o País através de uma investigação inovadora e um ensino de excelência de vocação internacional, orientando-se para a sustentabilidade, no espírito que preside à formação humanista cristã” (UCP, Missão, Visão e Estratégia, 25 de novembro de 2016). A Pós-Graduação enquadra-se, ainda, num dos objetivos estratégicos da FFCS que consiste no estabelecimento de parcerias com entidades locais e regionais, potenciando a troca de conhecimento, a formação de quadros e a capacitação académica e sociocultural dos profissionais de diversas áreas.

Notícia-Entrevista (Eng. José Teixeira) na TSF

A lecionação desta oferta formativa, o acompanhamento e avaliação dos formandos da DST-GROUP será assegurada, exclusivamente, pelo corpo docente da área de Filosofia da FFCS-Católica (cf. elenco), contando com o apoio logístico e técnico da DST-GROUP. Para além da componente letiva, de modo a enriquecer os participantes da importância decisiva da Filosofia no debate das questões que, atualmente, preocupam a sociedade, estão ainda previstas um conjunto de conferências com prestigiados filósofos nacionais e internacionais. 

Esta Pós-Graduação oferece uma formação especializada, conjugando o conhecimento teórico de Autores e Obras essenciais da Filosofia Ocidental com a sua assimilação crítica, e com a elaboração prática de ensaios escritos que reflitam as repercussões das aprendizagens nas vivências dos formandos, a nível pessoal, social e profissional, de uma forma totalmente inovadora.

A formação tem como público-alvo cerca de 350 quadros profissionais da DST-GROUP (maioritariamente constituído por Engenheiros, Economistas, Gestores, Arquitetos, Designers, Quadros dos departamentos de Comunicação, Marketing e Produção), decorre em Regime Laboral, às quartas-feiras, das 17h00 às 18h00 (+ 10-15’ de esclarecimentos / debate), à distância (via plataforma teams), entre 23 de setembro de 2020 e 22 de junho de 2022.

Notícia n'O ECO

Os principais objetivos da formação são:

- Potenciar o conhecimento de Autores/Obras da História da Filosofia nas suas influências determinantes da Cultura atual.

- Desenvolver competências e capacidade de pensamento crítico e de abertura mental a novas conceções e perspetivas hermenêuticas.

- Promover no formando uma visão mais ampla e integrada dos saberes, mostrando como nos autores e obras estudadas a filosofia se cruza com questões sociais, económicas, científicas, éticas, estéticas, entre outras.

- Potenciar a cultura e a reflexão filosófica como mediação para o enriquecimento da compreensão do outro e para a construção de uma relação dialógica e argumentativa mais profunda e eficaz, em todos os domínios da nossa atividade (familiar, empresarial, social…)

- Descobrir a Filosofia como a grande paideia para o humanismo, para a responsabilidade, para a liderança e o desenvolvimento dos processos de reforma e de reinvenção da vida em comum, na habitação partilhada do planeta e do cosmos.  

Plano de Estudos: o cumprimento positivo dos requisitos da escolaridade e da avaliação de conhecimentos habilitará cada formando com 10 ECTS [82h/a + 4,5h/a aval.].

Notícia no Jornal O MINHO

O Programa integra os seguintes Autores: Heraclito, Parménides, Platão, Aristóteles, Marco Aurélio, Santo Agostinho, S. Tomás, Nicolau de Cusa, Maquiavel, Hobbes, Descartes, Espinosa, Locke Leibniz, Voltaire, Hume, Rousseau, Adam Smith, Kant, Hegel, Schopenhauer, Kierkegaard, Marx, William James, Nietzsche, Husserl, Bergson, Russel, Wittgenstein, Heidegger, Popper, Sartre.

> Outros ecos da Formação Filosófica na DSTGROUP:

- Ardina: https://www.pixelcut.site/article/2020_09_30_2076573766_grupo-dst-ensina-aristoteles-aos-trabalhadores-para-aprenderem-a-ser-melhores-lideres

- Associação Industrial Portuguesa:  http://www.aip.pt/uploads/Comunicacao/ResumosImprensa/2020/setembro/Dia30.pdf 

- Idealista / News: https://www.idealista.pt/news/imobiliario/construcao/2020/10/07/44822-filosofia-chega-ao-mundo-da-construcao-dstgroup-vai-dar-um-curso-aos-seus

- Imagens de Marca: https://www.imagensdemarca.pt/artigo/o-que-a-filosofia-e-a-construcao-tem-em-comum/

- Terras do Homem: https://terrasdohomem.pt/2020/09/30/empresario-de-braga-oferece-curso-de-filosofia-a-trabalhadores/

- Vila Nova: https://vilanovaonline.pt/formacao-dst-group-oferece-curso-de-filosofia-da-catolica-braga-a-quadros-superiores-da-empresa/

Sem comentários:

Enviar um comentário