sábado, 22 de abril de 2017

THINKING ARTS: ARTES PENSANTES | PENSAR AS ARTES

27 Abril 2017 | 21H00 | Universidade Católica | 

Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais | Aula Magna | Braga 

O Grupo de Filosofia do Centro de Estudos Filosóficos e Humanísticos (CEFH) da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais da UCP, em Braga, vai dar início a uma série de Colóquios abertos ao público geral, intitulada THINKING ARTS, jogando com a dupla significação da expressão inglesa: Artes Pensantes, e Pensar as Artes.

Os Colóquios surgem no contexto do fortalecimento da linha de investigação Racionalidades Estéticas e Acção Humana: Pensamento, Arte(s), Sociedade, e visam com estas sessões uma reflexão interdisciplinar sobre questões de fronteira no campo específico das artes, numa intersecção entre agentes e teoria, capaz, ao mesmo tempo, de interpelar a sociedade, daí o seu carácter aberto a todos os interessados.

A primeira sessão, sob o título Ars Sacra | Ars Humana. Desafios da Arte Sacra Contemporânea, pretende abordar os reptos da criação artística no âmbito das temáticas religiosas numa sociedade como a actual, cuja memória do sagrado pode aparecer mais desligada que noutras épocas de referentes religiosos específicos, ao mesmo tempo que parece apelar, precisamente por isso, a instâncias antropologicamente fundantes do ser humano individual e social. Particular referência será feita à representação da Paixão.

Realizada em colaboração com a linha de investigação Racionalidades e Performatividades do Religioso do mesmo Grupo, o Colóquio tem como convidados a Alfredo Teixeira (antropólogo, teólogo e compositor) e Jonathan Saldanha (artista multimédia, investigador e produtor). Será moderado por João Manuel Duque (UCP).

O Colóquio é uma actividade inscrita no âmbito da UI&D/683, financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia.

Sem comentários:

Enviar um comentário