quarta-feira, 2 de agosto de 2017

NOVO - Mestrado em Filosofia: Especialização em Estética e Teoria das Artes na Univ. Católica - Braga


"Uma Formação para Sentir/Pensar a Arte, Hoje"


A especialização em Estética e Teoria das Artes proporciona uma formação completa a quem pretenda investigar o diálogo entre a Filosofia, a Estética e as Artes, nomeadamente as Artes Visuais, Musicais e Literárias, nas múltiplas vertentes em que esse diálogo adquire sentido
Este Mestrado assenta no pressuposto de que a reflexão crítica sobre a aisthēsis e o mundo da arte requerem, necessariamente, o conhecimento aprofundado dos textos dos filósofos, dos textos dos diversos teóricos da arte, e o conhecimento das realidades e das práticas artísticas. Munidos destas bases será possível, então, compreender e debater os desafios das complexas controvérsias levantadas pela arte e pela sua experiência, edificar um pensamento rigoroso e fundamentado, ensaiar concetualmente um juízo crítico sobre tais matérias no conjunto das suas implicações culturais.
Este programa visa facultar a todos os participantes os meios necessários para que possam articular de forma inovadora e empenhada, num clima de total liberdade, excelência e respeito, a reflexão estético-filosófica e a experiência das artes, com destaque para a sua incidência na contemporaneidade.

A quem se dirige

Dirige-se a todos os detentores de saberes das ciências humanas, ciências da arte, ciências sociais, teologia e ciências religiosas, aos criadores das diversas disciplinas artísticas, bem como aos agentes culturais, profissionais e empreendedores das áreas da arte e da cultura.
Pretende-se que a problematização das experiências e dos conhecimentos já adquiridos por uns e por outros se complementem na investigação científica, quer das questões de fundo que hoje marcam a atmosfera cultural, ética, política e religiosa, como também das questões estético-filosóficas que proporcionem às artes um novo quadro interpretativo e fecunda inteligibilidade.

Objetivos e competências a desenvolver

- Conhecer, de forma aprofundada, o contributo das teorias estético-filosóficas para a interpretação e compreensão das questões atuais que circundam os fenómenos e as práticas artísticas.
- Adquirir um conhecimento crítico aprofundado dos problemas fundamentais da reflexão estético-filosófica em ligação estrita com as Artes.
- Analisar, argumentar e desenvolver as múltiplas ligações que potenciam as dinâmicas de convergência e de tensão entre a Filosofia e as Artes visuais, musicais e literárias.
- Selecionar metodologias adequadas aos projetos de investigação, nomeadamente, em ordem à dissertação de mestrado.
- Formular um quadro compreensivo e crítico da situação das Artes face à complexidade do mundo contemporâneo e seus desafios éticos, antropológicos, científicos, técnicos, sociais, espirituais.

Saídas Profissionais

Tratando-se de um Mestrado de Estudos Filosóficos Especializados em Estética e Artes Visuais, Musicais e Literárias, permitirá aos nossos estudantes movimentarem-se nos seguintes campos laborais:
- Investigação teórica e aplicada nos domínios da estética e das artes para prosseguimento de estudos de Doutoramento
- Profissões da arte, da mediação e da cultura
- Projetos de intervenção da arte nos diversos campos da realidade sociocultural
- Organismos de consultoria e assessoria na área artística e cultural
- Crítica de arte
- Comissariado de exposições
- Direção em museus, galerias de arte, centros de exposições
- Organismos de formação no campo da arte e da estética
- Periodismo de arte e cultura
- Organizações e empresas de fomento do desenvolvimento estético, artístico e cultural: associações, ong’s, casas da cultura, centros culturais, fundações, leiloeiras, coletividades
- Ministérios e instituições públicas (serviços e estudos prospetivos em políticas culturais e em desenvolvimento estético-artístico)
- Trabalhador independente

Acompanhamento Personalizado

Este Mestrado pretende proporcionar o desenvolvimento de investigações centradas e pertinentes. Para tal, os estudantes contarão com o acompanhamento sistemático dos docentes, num registo de orientação tutorial, em ordem à delimitação metodológica do seu objeto de estudo e à elaboração do trabalho de pesquisa.

Articulação com o centro de investigação

O Mestrado está solidamente apoiado no centro de investigação “Centro de Estudos Filosóficos e Humanísticos” sediado na Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais (UCP-Braga), no qual está radicado um projeto de Estética.

Sem comentários:

Enviar um comentário