domingo, 6 de julho de 2014

A Filosofia contra a crise

A crise em que estamos mergulhados vai gerando consequências demolidoras nas pessoas, nas comunidades, nas instituições... visíveis um pouco por toda a parte por onde lancemos o nosso olhar. E se a magnitude do problema implica a convocação de todos os saberes para prover soluções com alguma eficácia, é também chegada a hora de envolver as humanidades, as artes e filosofia. Sim, os efeitos da crise, para não dizer mesmo as suas causas mais profundas, também se combatem com filosofia, isto é, com pensamento, reflexão, atitude crítica... e uma boa dose de humor inteligente.
Por falar em crises, conta-se que já o vetusto Tales de Mileto havia vencido um período de penúria económica do seu tempo antecipando-se a ele. Diz-se que o saber da filosofia lhe proporcionou uma vida abastada. Melhor do que qualquer economista...
Um serviço de consultas filosóficas surgido em Itália (Corigliano d’Otrano, Puglia) tenta ajudar a combater os efeitos da crise, mostrando essa dimensão prática da filosofia.

Cf. vídeo-notícia da AFPTV

Sem comentários:

Enviar um comentário