quarta-feira, 16 de julho de 2014

Interrogar Deus na poesia portuguesa contemporânea



A Fundação Cupertino de Miranda (FCM) e a Câmara Municipal de V. N. de Famalicão organizaram, em parceria, o evento "CARMINA 1 – Deus como interrogação na poesia portuguesa", nos dias 11 e 12 de julho, sexta e sábado. Consistiu no Encontro de Poesia, reunindo críticos literários e autores, culminando no lançamento de uma antologia, intitulada Verbo (Deus como interrogação na poesia portuguesa), obra editada pela Assírio & Alvim, e organizada por José Tolentino de Mendonça e Pedro Mexia.

A antologia contém poemas de Vitorino Nemésio, Ruy Cinatti, Jorge de Sena, Sophia de Mello Breyner Andresen, Fernando Echevarría, José Bento, Ruy Belo, Cristovam Pavia, Pedro Tamen, Armando Silva Carvalho, Carlos Poças Falcão, Adília Lopes e Daniel Faria. 

Em concorridas sessões, o público teve a oportunidade de ouvir nomes como Sousa Dias, Alex Villas Boas, Fernando J. B. Martinho, Maria João Reynaud, Rosa Maria Martelo, Maria João Costa, Frederico Lourenço, Jorge Sousa Braga, Rui Lage e Pedro Sobrado; além dos poetas Armando Silva Carvalho, Carlos Poças Falcão, Fernando Echevarría. Fica um breve texto em forma de desafio à reflexão:

“Deus como interrogação, assim se chama a antologia, porque Deus existe, na poesia como na vida, em modo interrogativo, mesmo para quem tem fé. Esta não é uma antologia para crentes ou para não-crentes, é uma antologia de poesia que dá exemplos de um tema, de um motivo, de uma obsessão, exemplos portugueses, numa época que também nos deu Claudel, Eliot, Luzi ou Milosz, poetas com uma questão, com uma pergunta que nunca está respondida.”

Sem comentários:

Enviar um comentário