quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

A Filosofia da Religião, por terras brasileiras

Folder do Simpósio

O IV Simpósio Luso-Brasileiro de Filosofia da Religião e Ciências da Religião realizou-se em São Paulo, na Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP), de 03 a 05 de Novembro de 2014. Foi organizado pelo Programa Pós-Graduado em Ciências da Religião – Grupo de Pesquisa Pós-Religare: Pós-Modernidade e Religião, sob a coordenação do Prof. Dr. José J. Queiroz, e em colaboração com o Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Religião, da Faculdade de Filosofia de Braga da UCP.
Os Simpósios anteriores: I - 2009, Faculdade de Filosofia de Braga, sobre o tema As dimensões da experiência religiosa na modernidade e pós-modernidade; II - 2010, PUC-SP, sobre A religião na modernidade e pós-modernidade: Interfaces, novos discursos e linguagens; III - 2012, Braga, com o tema Ética e religião na sociedade e cultura pós-secular.
O tema do Simpósio – Religião, Política, Laicidade: Desafios contemporâneos – foi trabalhado ao longo dos três dias, em quatro mesas temáticas, cada uma com intervenções de um investigador português e de um investigador brasileiro. Uma das tardes foi preenchida com cerca de 40 apresentações em torno das mesas temáticas, na sua maioria produzidas por alunos de programas de pós-graduação de diversas universidades e centros de investigação brasileiros.
Do programa de Filosofia da Religião da Faculdade de Filosofia, participámos três professores: João Duque, Manuel Sumares e José Gama; do programa de Ciências da Religião da Universidade Lusófona, participou o professor Paulo Mendes Pinto. Como impressão geral, fica o testemunho de uma agradável colaboração, em óptimo ambiente de convívio e de acolhimento pessoal e académico, com excelente nível científico que pautou o intercâmbio e as animadas discussões que as palestras proporcionaram.
A minha palestra estava enquadrada no tema da mesa 2 -Os direitos humanos emergentes na relação entre Estado Laico e Religião, e apresentei-a sobre a seguinte temática: O estado laico e o direito de religião - A “questão religiosa” em Portugal, do Liberalismo à República. Deixo o resumo do texto que será publicado nos anais do simpósio:    

Os direitos humanos, consagrados no art. 18.º da Declaração Universal dos Direitos Humanos, têm uma longa e complexa história, que abordaremos brevemente numa primeira parte, com algumas referências ao desenvolvimento do projecto da modernidade e correspondente processo de secularização e de laicização, que conduziu ao questionamento do “regresso do sagrado” na pós-modernidade.
Numa segunda parte, analisaremos a chamada “questão religiosa” que polariza em Portugal a discussão política e a reflexão filosófica, na viragem do séc. XIX para o séc. XX, em torno das relações entre o Estado e a Igreja (católica), acompanhando a evolução da nova fase do liberalismo até à implantação da república em 1910. Dois pensadores se destacam, Sampaio Bruno e Basílio Teles, com aportações filosóficas importantes na clarificação do direito de religião na sociedade democrática contemporânea e nas suas multifacetadas manifestações e interrogações, próprias de uma sociedade multi-religiosa e multicultural. A cidadania de diferenças não pode prescindir do diálogo crítico instaurador de futuro e da autocrítica na sua relação com o presente e com o passado. A religião não abdica do seu direito, ainda que ao lado da não-religião, e em luta contra o indiferentismo…

Os desafios contemporâneos que se colocam na investigação da Filosofia da Religião são suficientemente aliciantes para alimentarem a reflexão que a política e a laicidade motivaram nestes dias, e para continuarem a desafiar em futuros encontrosos complexos contornos humanos da experiência religiosa. O próximo encontro de colaboração entre a FacFil e a PUC-SP, ou o V Simpósio Luso-Brasileiro, ficou agendado para Janeiro de 2016, em Braga, sobre o tema Racionalismos, afetividades e experiências religiosas na contemporaneidade. Fica a sugestão e, desde já, o convite para uma participação ativa e criativa na reflexão sobre esta dimensão de transcendência inerente ao ser humano.
José Gama

Programa do Simpósio

Sem comentários:

Enviar um comentário