segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

Filosofia para entender o mundo


Todos temos necessidade de pensar para nos compreendermos a nós e ao mundo que nos rodeia, sobretudo nos tempos conturbados em que vivemos. No passado como no presente, é normal as pessoas se interrogarem alguma vez sobre o que é a filosofia, o que é um filósofo, para que serve a filosofia e qual  sua função na história e sobretudo na actualidade.

Sobretudo os mais jovens, congenialmente mais inquiridores, têm a tendência natural para uma atitude filosófica, que precisa de ser estimulada. Nesse sentido, ao longo dos tempos, tem sido publicadas diversas obras de introdução à Filosofia, promovendo o gosto pela Filosofia, desenvolvendo um espírito filosófico e potenciando um pensamento aberto à problematização.  Pensar filosoficamente está ao alcance de todos? Ousa pensar, é o desafio!

É justamente neste contexto que se insere o recente e breve volume colectivo, intitulado Cartas a jóvenes filósofas y filósofos (Madrid, Continta Me Tienes, 2014). Dez pensadores ou filósofos, oriundos de diferentes correntes de pensamento (do francés Jean-Luc Nancy, passando por Miriam Solá e Lucrecia Masson, até ao filósofo da ciência Fernando Broncano e ao fenomenólogo belga Marc Richir, entre outros) dirigem cartas ou lições problematizadoras a destinatários jovens, discípulos imaginários, sobre temáticas bem diversas e actuais.

Sem comentários:

Enviar um comentário