sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

A emulação e a pedagogia da Companhia de Jesus

Adicionar legenda
Artigo publicado, em duas partes, pelo docente José Manuel Martins Lopes sobre a importância e o significado da emulação na actual pedagogia dos jesuítas - "A emulação e a pedagogia da Companhia de Jesus - I" in «Brotéria» 179-2/3 (2014) 155-173; - II in «Brotéria» 179-4 (2014) 253-267.

Resumo

A emulação é uma estratégia pedagógica que muitos e bons resultados deu ao longo da História da pedagogia. Os jesuítas, percebendo as suas vantagens e tendo em conta os seus aspetos mais ambíguos, institucionalizaram-na e consagraram-na na sua prática pedagógica, sobretudo através das suas Constituições da Companhia de Jesus (SIL 1997) e da Ratio Studiorum (RS 2009).
É verdade que a emulação, se mal gerida, pode contribuir para uma competitividade perniciosa e levar à de-formação e des-educação de jovens que estão num processo de crescimento como pessoas e futuros cidadãos responsáveis pela vida da Polis. Todavia, a emulação, se bem orientada, tem virtualidades que não podem deixar indiferente um educador. Os jesuítas, na sua pedagogia, souberam aproveitar dela todas as suas potencialidades com o objetivo de educarem o aluno na dupla vertente da virtus et litterae. A santa emulação é um caminho seguro para uma sã e edificante aprendizagem.
Este trabalho visa re-propor um conceito e instrumento pedagógico, o de emulação, esquecido, mas meritório de ser re-integrado no panorama pedagógico contemporâneo.

Palavras-chave: emulação; competitividade; competição; disputas; magis; virtude.

Outras publicações recentes do corpo docente.

Sem comentários:

Enviar um comentário