sábado, 6 de dezembro de 2014

Arte e Moda

Artigo publicado pelo docente da FacFil, Carlos Morais, sobre o tema das relações entre a arte e o sistema da moda ("A arte ao sabor da moda? Elementos de crítica da moda na perspectiva de Mikel Dufrenne. Revista Portuguesa de Filosofia, T. 70, Fasc. 2-3, 2014, pp. 603-612).

Resumo 
A moda e a arte partilham espaços e circuitos, permutam papéis e representações. A moda penetra nos museus e nas galerias de arte; por sua vez os artistas influenciam a moda, participam em desfiles e publicações que lhe são dedicadas. Tanta cumplicidade pode levar a pensar que se esvaíram
fronteiras, que a moda se realiza, sem mais, como forma de arte, e que a arte está hoje moldada pela lógica da moda. Se esta relação escaldante dissipa o sentido das diferenças, entendemos que é tarefa da estética arrefecê-la, sujeitando à análise crítica a ambiguidade gerada pelo sistema socio-estético cultural. Em diálogo com Mikel Dufrenne, mostraremos que, à luz de um conceito de arte ligado ao fenómeno da sua vivência, arte e moda se assumem como realidades diferenciáveis e dificilmente convertíveis, ainda que aproximáveis.

Palavras-chave: arte, experiência, Mikel Dufrenne, moda, sistema

> Referência completa e texto 
Outras publicações recentes do corpo docente.

Sem comentários:

Enviar um comentário